segunda-feira, 24 de maio de 2010

Primeiro post!


Estava pensando em escrever sobre o filme "Gran Torino" de Clint Eastwood, como o filme é bem feito, sua fotografia é bem trabalha - como a maioria dos 31 longas dele- e tudo mais, foi com o conteúdo deste filme, como ele mostra como seguir o lado honesto da vida, no filme o personagem de Clint transformou-se no mentor de um jovem oriental que era pressionado pelo primo a participar de uma gangue, que fiquei intrigado e baseado em influências pensei:

Nós recebemos diariamente um bombardeio de informações que ditam as maneiras de nos vestirmos, como devemos falar o que devemos ouvir, enfim, como devemos pensar e boa parte dessa influência vem da televisão - sério dãã.

A função da TV deveria ser informar, entreter e colocar a discussão em pauta para que seja debatida em cada comunidade de cidadão para cidadão e assim formar opinião de acordo com a notícia bruta, só que o que vemos é completamente diferente, informações manipuladas, idéias prontas, tudo mastigado no canal que lhe convém.

Isso se deve ao atual sistema sócio-cultural-político capitalista, que visa retorno financeiro se baseando na cultura pré-criada e ainda não trabalha o lado crítico do espectador, que apenas assiste a transmissão, mas não assimila nada útil para seu dia-a-dia. Para Marx o capitalismo é sistema exploratório que se usa da mais-valia como grande arma para o benefício de poucos, isso não se separa da cultura, onde o sistema se apropria de trabalhos que deveriam ser patrimônios da cultura e os transformam em fonte de lucro e marca registrada.

Nisso entramos em outra discussão: A Alienação - do latim alienus, que veio a dar “alheio”, significando "o que pertence a um outro". É a perda da identidade individual ou coletiva, de acordo com a psiquiatria a alienação é uma forma de perturbação mental que torna o indivíduo inapto para agir nas normas legais e convivência social.

Em suma, vivemos em um meio vencido pela oferta e procura, tudo aquilo que deveria ser livre, não é! Somos condicionados e vivemos com tapas de cavalo para não nos assustarmos com as coisas ao nosso redor. Descubra sua alienação, eu descobri a minha e estou tentando mudar isso, existem coisas boas na televisão, basta você mudar de canal!

7 comentários:

  1. O blim blim fode esse pais !
    Cultura para nossas crianças,pois o "povo" ja esta "morto"!

    ResponderExcluir
  2. Fato! Não existe notícia crua ou possibilidade de debate. Outro dia o Jornal da Globo noticiou o aumento para os aposentados e a queda do fator previdenciário, em tese benefícios para os brasileiros, e o William Waack classificou como "irresponsabilidade do Congresso", e persistiu em meter o pau no Senado.
    Talvez tenha razão, mas podia se ater de comentar, ainda mais dessa forma.
    Belo post, Malungu. :D

    ResponderExcluir
  3. PS.: os links tão de cor branca, e o fundo também, aí ficam invisíveis. =p

    ResponderExcluir
  4. Toda informação vem com a conclusão...
    Cabe a cada um tirar a sua, e não só seguir ao que os meios divulgam.
    Infelizmente uma parte de nossa sociedade não sabe tirar suas próprias conclusões, por isso os meios de comunicação formam os cidadão de acordo com o que a empresa, ou o meio acredita, e essa parte da população passa a ter a conclusão desse meio de comunicação.
    Penso as vezes que pelo menos ele tem uma conclusão dos fatos, mesmo que não tenham sido eles próprios que formaram!
    É isso boy!

    ResponderExcluir
  5. A linha dos seus textos é interessante e sua forma de escrever lhe dá caracterísitcas próprias. Isso é muito importante para um crítico ou mesmo jornalista. Muito bom!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a Lara, cabe a cada um tirar suas conclusões diante da mídia. Eu penso assim, em um lar há um indivíduo que divide sua vida com outros indivíduos, que cientificamente falando, são geneticamente e culturalmente ligados. Vamos chamar de comunidade, e em meio a ela há uma tradição, que podemos chamar de identidade daquele ambiente. Bom, ainda existe algum tipo de tradição, mas infelizmente a “sociedade padronizada” invadiu essas tradições forçando a nova geração a seguir seus modos, sem oferecer opção, somos forçados a sermos influênciados (e sabemos disso). Quem me diga que as conclusões que eu tiro de todas essas informações que recebo no meu dia a dia não são forjadas? Como terei certeza?

    ResponderExcluir