terça-feira, 10 de maio de 2011

Lei Anti Bitucas?





Com a Lei Anti-fumo valendo há quase um ano, um novo problema apareceu.

As bitucas! Eu trabalho na Av. Paulista e a cena de um fumante jogando a gimba no chão já comum. É incontável a quantia de pessoas jogando bitucas em cinco minutos parado ou andando pela rua, essa atitude já intrínseca a cultura tabagista. Muitos amigos jogam, quase todos o fazem.

Será que agora teremos de criar mais uma lei que impeça que fumantes joguem no chão, aí teremos de fiscalizar cada metro quadrado do estado de São Paulo? Acho que não, um pouco de bom senso já seria de bom tamanho. Aqui na Paulista tem cestos de lixo a cada quarteirão, basta andar uns 5 metros que achará alguma. Outra solução é o Porta Bituca, um tipo de garrafa pet similar a um tubo de ensaio.

Com ele não há mais porque jogar no chão, e tem Porta Bitucas com estampas para todos os gostos.
Outra solução é colocar cinzeiros nas entradas dos prédios, assim as pessoas que saem do serviço para fumar teriam lugar correto para dispensar o final e seus cigarros.
Mas claro que todas essas medidas de nada valerão se a mentalidade das pessoas não mudar e eu digo não só dos fumantes, mas de todos aqueles que jogam lixo no chão de suas cidades.

Não retiram as fezes de seus cachorros, largam lá até alguém pisar, alguém SEMPRE pisa.




Conscientização é tudo.

Um comentário:

  1. Tem uma reportagem sobre aonde mesmo einh??!! Acho que Cingapura.

    Puro exemplo.. e lá não é proibido fumar, somente em alguns lugares, assim como está em SP agora. A diferença que lá existe uma política não só de bitucas, e sim de lixos em geral.
    A rua é um brinco, e se sujar paga multa sim!!! Afinal os guardas fazendo ronda na rua servem pra isso tbm.
    Na segunda vez que pego, essa multa triplica.
    E na terceira vez a pessoa se veste com uma roupa de gari, em destaque, para que trabalhe na limpeza das ruas com essa roupa. E isso é motivo de vergonha geral, afinal essa pessoa já sujou 3 vezes pra estar ali.

    Comentamos esses dias... imaginam o que não pensam quando chegam no Brasil? O lixão em pleno lugar paradisíaco?!

    ResponderExcluir